sábado, 31 de maio de 2008

O Centro Espírita

O que é o Centro Espírita?

É o local onde as pessoas se congregam para tratar de assuntos relacionados com a Doutrina Espírita.

Por que “centro”?

Como ocorre com freqüência na língua portuguesa, esse termo tem vários significados.
Em se tratando de Doutrina Espírita, podemos considerá-lo sinônimo de sociedade, expressão mais adequada, que vem sendo usada com freqüência na denominação das instituições doutrinárias espíritas.
Mais exatamente, seria associação, já que, de acordo com o novo código civil, a expressão sociedade deve ser reservada a empresas de caráter comercial.

Como poderíamos definir as atividades do Centro Espírita?

São várias, às quais as pessoas têm acesso à medida que se integram.
Num primeiro momento o Centro Espírita tem sido para a maior parte dos que chegam um hospital para tratamento dos males do corpo e da alma.

Quais os recursos mobilizados nesse “hospital”?

Envolvem passes magnéticos, entrevistas fraternas, trabalhos de vibração, reuniões de desobsessão... Considere-se, entretanto, que esses recursos são de superfície. Cuidam dos efeitos, envolvendo a visão que as pessoas têm da vida e sua maneira de viver. Para que tenham efeito duradouro é preciso que os interessados busquem um segundo estágio.

Qual seria?

A escola, onde freqüentarão cursos de Espiritismo para uma visão objetiva dos porquês da existência e, sobretudo, das origens de seus problemas de saúde.
A doença é sempre um espelho da alma, mostrando-nos que algo não vai bem em nossas concepções de vida, em nossa maneira de viver.
O aprendizado espírita faculta-nos esse entendimento.

As pessoas buscam ajuda e aprendem que é preciso que ajudem a si mesmas?

Isso é elementar em Espiritismo. Não existe um destino pontuado, em que as coisas acontecem porque está escrito.
Vivemos num regime de causa e efeito em que, permanentemente, colhemos o que semeamos, envolvendo causas próximas ou remotas, de hoje, de ontem, do ano passado, de existências pretéritas.
Se quisermos que o nosso futuro seja diferente, devemos mudar nosso presente, buscando um comportamento compatível com a moral evangélica, que resume o que Deus espera de nós.

Hospital e escola. Algo mais?

Num terceiro estágio, o Centro Espírita é abençoada oficina de trabalho onde, pelo empenho de servir, neutralizamos o grande mal de nossa personalidade – o egoísmo.
É a partir do comportamento voltado unicamente para os interesses pessoais, que resvalamos para a inconseqüência, a desonestidade, o vício, a agressividade, e tudo o mais que nos compromete.

E a comunhão com Deus? O Centro Espírita não funciona também como um templo divino?

Templo é o Universo, a casa de Deus. Vivemos nela.
O Centro Espírita é a escola/oficina, que nos permite, com as iniciativas que sugere, um padrão vibratório que nos faculte a comunhão com o Pai Celeste.
Esse programa renovador está maravilhosamente definido por Leon Denis, ao proclamar: Tende por templo o Universo; por imagem, Deus; por lei, a Caridade; por altar, a Consciência.

Extraído de: Espiritismo – Tudo o que você precisa saber.
Richard Simonetti
Editora Ceac.
E-mail: ceaceditora@ceac.org.br

Nenhum comentário: