sexta-feira, 30 de maio de 2008

O que é Espiritismo?

Como podemos definir o Espiritismo?

Trata-se de uma filosofia, combases científicas e consequências religiosas.

O que é filosofia espírita?

Partindo da idéia platônica de que filosofar é procurar o sentido para a vida, podemos dizer que a filosofia espírita é essa busca a começar do contato com o Mundo Espiritual.
Os que moram "do outro lado" têm uma visão mais ampla sobre o assunto, sem as limitações impostas pela armadura da carne, que inibe nossas percepções.

O que dizem os que vivem "do outro lado"?

Dizem de onde viemos, o que estamos fazndo na Terra e para onde vamos, dentro de um continuum evolutivo destinado a nos conduzir à perfeição.
Nesse contexto, explicam os porquês das desigualdades, envolvendo confição social, moral, cultural, intelectual e outras mais que costumam fazer a perplexidade das pessoas, levando-as a duvidar da justiça divina.

E a ciência espírita?
Se a Doutrina propõe o contato com o Além, de onde colhemos informações sobre a Vida, quem nos garante que essas informações estão corretas e exprimem a verdade?

Aí entra a Ciência, envolvendo pesquisas quanto à autenticidade dos fenômenos de intercâmbio.

Como se faz essa pesquisa?

Avaliando o trabalho de grandes médiuns, que produzem fenômenos mediúnicos ostensivos, como a materialização de Espíritos.
Se vamos a uma reunião e surge um familiar que faleceu; se ele se faz visível e tangível, permitindo que o toquemos; se evoca fatos que marcaram nossa convivência, com detalhes que ninguém conhece, obviamente temos uma demonstração inquestionável do intercâmbio com os mortos.
Haverá, talvez, alguma dúvida para quem ouve falar sobre o assunto, mas é de inconfundível autenticidade para quem passa pela experiência. Acontece com muitos pesquisadores.

Aspecto religioso - Espiritismo é religião?

Se a Doutrina Espírita proclama a existência de Deus; se defende a sobrevivência do Espírito; se adverte quanto às consequências das ações humanas no plano espiritual; se enfatiza a necessidade de reforma íntima; se exalta o esforço do Bem, valores que nos aproximam do Criador, obviamente é uma religião.

As religiões costumam ser absolutistas, proclamando-se depositárias da verdade e da salvação. O que diz o Espiritismo?

A verdade fundamental está toda contida no "amai-vos uns aos outros", recomendado por Jesus, o caminho perfeito para nossa integração nos ritmos do Universo. À medida que a vivenciarmos estaremos salvo das dores e desajustes que fazem nossa infelicidade. É o que ensina a Doutrina Espírita.

Extraído de:Espiritismo - Tudo o que você precisa saber.
Richard Simonetti

Editora CEAC
e-mail:
ceaceditora@ceag.org.br

Nenhum comentário: